quinta-feira, 22 de maio de 2008

Aprendendo

Ultimamente percebo que aprendemos mesmo quando não queremos, quando não pretendemos. Aprendemos através de dificuldades, através de coisas da vida que nos supreendem, que não podemos controlar. Também aprendemos em casos de coisas normais ou boas, porém incontroláveis.

Eu estou em processo de aprendizagem em relação a duas coisas principais, muito diferentes uma da outra, mas ambas coisas que eu não controlo.

A primeira coisa é boa. Estou aprendendo exatamente que não controlamos as coisas, e que cada pessoa tem seu proprio ritmo. Aprendo isso através da minha filha caçula. A filha que veio de supresa, a filha que faz tudo do seu jeito...cresce fora dos nossos padrões, sendo a menorzinha, mas super saudável. É esperta e apressada em muitos aspectos, sentou e engatinhou cedo, gosta muito de explorar tudo em sua volta, mas é a filha que mais demora a aprender a andar. Eu acredito que ela conseguiria, tanto é que deu dois passinhos ontem, mas para ela, engatinhar permite que ela explore tudo o que ela quer, então andar ainda não se tornou tão atraente.

A segunda coisa pode ser visto como bom ou ruim, mas é certamente mais difícil. Estou aprendendo a lidar com a solidão. Uma solidão na qual eu entrei, pois numa casa cheia eu não deveria estar solitária. Tenho amigos, é só pegar o telefone ou andar um pouco, mas tambem muitos amigos que moravam mais próximos se distanciaram. Se distanciaram por fases de vida, por mudanças de país, por muitos motivos...a vida é assim, cheia de mudanças. Sempre achei mudança difícil, mas só até algo mudar...Até sairmos dos EUA foi difícil, uma vez aqui me adaptei rapidamente. Mas ultimamente não se lidar com estas mudanças tanto quanto antigamente, e por isso, ando assim, a maior parte do tempo cercada por muitos, família e amigos, mas ainda tomada pela solidão.

Nenhum comentário: